Abrir e administrar grupo de consórcio, como funciona.
Muitas perguntas surgem quando o assunto é consórcio, qualquer um pode abrir e administrar um grupo de consórcio? É importante destacar que somente autorizadas podem fazer isso.
Há muitas empresas que comercializam cotas de consórcio sem autorização do Banco Central, tais empresas podem comprometer o seu sonho.
Por isso na hora de escolher a empresa é necessário verificar se está na lista de empresa autorizadas, e porque destacamos essa informação?
Quando a empresa é autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN), ela oferece a garantia necessária para que o seu sonho se realize, sem qualquer problema no futuro.
Veja algumas das exigências no sistema de consórcio estabelecido pelo BACEN:
- A administradora deve entregar a carta de crédito a todos os participantes até o final do grupo
- Independente da saúde financeira do grupo, obrigatoriamente um participante deverá ser contemplado, mesmo que a arrecadação seja menor que o crédito do participante.
Isso são apenas algumas das exigências feita pelo Banco Central do Brasil, afim de que o investimento possa ser feito com segurança e comprometimento.
A administradora também deve oferece bens ou aporte de segurança, entendendo que o mercado financeiro pode mudar e o grupo não pode sofrer por não receber o crédito.
O participante cumprindo com sua parte como investidor, obriga a administradora que faça seu papel principal que é entregar a carta de crédito conforme o termo de adesão.
Uma das razões para reforçarmos a adesão apenas com credenciadas é que os grupos de uma administradora não podem ser confundidos ou misturados.
Os valores pagos em um grupo não podem misturar com outros, por isso é importante conferir o demonstrativo ao final de cada assembleia, assim você sabe para onde está indo o dinheiro.
Uma administradora pode ter diversos grupos e com uma variedade de objetivos, por exemplo carro, casa, serviço e cada um deles é único perante ao Banco, por isso são necessárias tantas garantias.
Um ponto importante a destacar
É que empresas não autorizadas não possuem parcerias em concessionárias e imobiliárias, o não reconhecimento limita a compra do interessado.
O Bacen faz uma série de exigências as empresas que desejam prestar serviços no segmento do consórcio, veja as empresas autorizadas: http://www.bcb.gov.br/fis/info/instituicoes.asp
Também é possível consultar no site do Bacen todas essa exigências, veja no manual de organização do sistema financeiro (Sisorf): http://www3.bcb.gov.br/sisorf_externo
Porque é importante o termo de adesão no consórcio?
Toda empresa regulamentada tem registrado no BACEN seu termo de adesão, o que oferece aos participantes a máxima segurança e comprometimento da empresa em cumprir as partes.
O termo de adesão é o que garante o cumprimento de regras das duas partes, o investidor e a administradora, ambos devem seguir um padrão para que tudo flua em harmonia.
É importante deixar o seu termo de adesão guardado, sempre que houver dúvida, você pode consultá-lo, caso não tenha ou não encontre o termo peça a sua administradora.
O termo em cada administradora possui particularidades, apesar de cumprir diversas exigências ainda sim, cada uma estabelece algumas regras de funcionamento.
Isso diferencia as empresas no mercado financeiro, vale a pena consultar como cada uma trabalha para investir seu dinheiro com toda segurança, além do fato de se sentir aparado.
Por isso não é qualquer empresa que pode abrir e administrar grupos de consórcio.
Abrir e administrar grupo de consórcio: O que é o Banco Central do Brasil?
O Banco Central do Brasil é uma organização federal, vinculado ao Ministério da Fazenda. O seu objetivo é assegurar que a moeda seja e sistema financeiro estável e funcional.
Além disso, a missão do Banco Central do Brasil é garantir que o brasileiro tenha poder de compra usando os métodos financeiros.
As atividades do órgão incluem melhoria e gestão monetária, mercado cambial, política de crédito e se estendem até ao relacionamento financeiro com outros países.
Um dos papeis nesse cenário é supervisionar o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e administração de pagamentos e do meio circulante.
O Banco Central do Brasil atua em diversos setores financeiros do país, um deles é a Secretaria-Executiva do Conselho Monetário Nacional (CMN), tornando público as resoluções do CMN
Quer mais informações?
Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio