Compras por consórcio crescem, veja porque!
O consórcio está ampliando-se no mercado financeiro e se tornando uma das melhores opções de compra na atual crise, crescendo pouco mais que 60%, segundo dados da Cetip.
A Cetip é a integradora do mercado financeiro, com mais de 30 anos de mercado e apresenta dados no segmento, a instituição tem parceria com mais de 17 mil outras empresas.
A pesquisa mostra que o número de veículos de pequeno porte, novos e usados cresceu mais de 60% em seis anos, ficando cada vez mais em evidência e popular entre os brasileiros.
O número de aquisições de bens através do consórcio cresceu consideravelmente, fazendo outros grandes mercados como o financiamento recuarem 36,41% e o leasing 32,02%.
Veja a tabela a baixo:
Fonte: Cetip
A mudança no comportamento do consumidor e a busca pelo consórcio se dá pelas inúmeras vantagens oferecidas, entre elas investir sem altas entradas e sem juros. O foco está em economizar.
A popularização do consórcio faz com que as pessoas percam o medo e façam investimentos programados, pensando a longo prazo.
A venda de veículos passou a marca de 400 mil em 2016, de todas essas vendas a alienação de carro através do consórcio passou de 4,5% para 10,7%, ou seja, o consumidor está planejando mais antes de efetivar a compra.
O crescimento do consórcio prova que suas facilidades e planos estão cada vez mais atrativos para o consumidor, que passa a reconhece as vantagens desse investimento para adquirir bens duráveis.
O autofinanciamento apesar de não ter uma data específica, não distancia o sonho do carro na garagem dos participantes, pois sabem que em algum momento poderão comprar o carro.
Outro fator que colaborou para a popularização do consórcio é a forma como as administradoras se apresentam, mostrando de forma transparente como funciona o serviço.
Além disso, baixas taxas, variação de prazos de pagamento permitem que o consumidor pague parcelas de acordo com sua renda atual e se programe para reajustes futuros.
Mercado de imóveis
O mercado de imóveis não ficou estagnado graças ao consórcio, com crescimento de 13,5% contribuiu para que mais de 70 mil pessoas realizassem o sonho da casa própria.
Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), foram comercializadas 225,2 mil cotas de imóveis em 2016, a estimativa para 2017 é ultrapassar esse número de vendas.
A motivação para crescimento do consórcio imobiliário é a possiblidade de pagar pouco, pois não tem adição de juros. O consumidor paga menos no total do plano.
Em resumo, o consumidor vê o consórcio como uma chance de realizar seu sonho da casa própria, com taxa de administração preestabelecida na compra e com ciência do reajuste anual.
Mercado de serviços
O mercado de serviços também está em alta, segundo ABAC o número de cotas vendidas destinada a serviço cresceu 14,1%.
Muitas pessoas procuram o consórcio de serviço, pensando em uma nova viagem, na estética, estudos e outras possibilidades.
No consórcio de serviço é possível escolher um valor que seja suficiente para atender sua necessidade. E ainda permite negociações com o fornecedor.
As administradoras colocam a disposição uma variedade de opção de serviço e planos de pagamento, parcelado em até 36 vezes.
É importante destacar que no consórcio todas as cotas são corrigidas anualmente, cada uma pelo seu índice de referência de acordo com o segmento contratado.
Além disso, vale ressaltar que no consórcio não há prazo para contemplação, o participante poderá ser contemplado a qualquer momento no decorrer das assembleias do grupo.
Os órgãos de proteção advertem os consumidores para que leiam o contrato de prestação de serviço, pois nele contém todas as informações necessárias de cada administradora.
No Brasil existem mais de 500 instituições autorizadas pelo Banco Central a comercializar e administrar consórcio, você pode conferir a lista completa no site do Banco Central do Brasil – http://www.bcb.gov.br.
O Banco do Central do Brasil regulamenta e fiscaliza as ações das administradoras, para todas as compras e aquisições sejam feitas de forma transparente, segura e vantajosa para ambas as partes.
O consórcio surgiu em 1962, quando as pessoas não tinham dinheiro para comprar veículos e nem crédito no mercado. Um grupo de funcionários do Banco do Brasil se reuniu com a finalidade de comprar carros.
A formação desse grupo tomou grandes proporções que hoje conhecemos, a ideia inicial era apenas para carros e atualmente há também para imóveis, serviços e até itens específicos.
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